Mala de Cenas - de volta aos palcos

24-09-2020

A Mala de Cenas é um objecto pedagógico que serve para contar histórias e estimular a aprendizagem literária, cruzando de modo criativo as várias áreas da cultura, tais como o teatro, as artes plásticas, a música e a literatura.

A Mala de Cenas leva o teatro e as histórias para dentro da sala de aula, da biblioteca, do espaço museu, da livraria, do hospital, do espaço casa.

Em formato portátil, a Mala de Cenas leva a cultura a todos a qualquer lugar! 
  

 

Imaginem...

Imaginem uma mala...uma mala de madeira.
Imaginem que as histórias vivem todas dentro dessa mala.
Imaginem que são tantas as histórias, que não deixam a mala sossegar.
Imaginem que essa mala, de tantas histórias ter, se transforma num teatro.
Imaginem que dentro desse teatro vivem personagens, cenários, luzes, figurinhas de sombras...
Imaginem que poderiam contar uma história com todos os elementos do teatro!
Imaginem que o teatro pode ir a todo lado: a pé, de autocarro, de carro, de comboio, de cavalo, de avião, de balão,...
imaginem que a mala aberta se transforma num teatro ambulante! 
Pois... esta é a​ Mala de Cenas!!

Um teatro que vive dentro de uma mala itinerante

Esta missão teve início em 2014, data a partir da qual a Mala de Cenas se desloca a jardins de infância, bibliotecas, livrarias e Museus.
É um projeto concebido para transportar histórias de autores recomendados pelo PNL - Plano Nacional de Leitura, e outros mais desconhecidos, aos alunos e às alunas dos jardins-de-infância e do 1º ciclo.
O objetivo é estimular o gosto e o interesse pela leitura, pelo teatro, e pela criação artística, a partir de formas animadas como fantoches, sombras e objetos do quotidiano.
A Mala de Cenas é um objecto educativo, veículo de comunicação e de sensibilização das crianças e adultos, pelo gosto de ouvir histórias. Uma mala promotora da cultura nacional!  

A Mala de Cenas já tem alguns parceiros! A Associação ​UIVO e a Liga da Proteção da Natureza ​LPN​, adquiriram os nossos conteúdos quer pela ​solicitação de serviços quer pela venda do objeto Mala. 

"Parabéns! É bom ouvir histórias, mas ainda melhor quando contadas assim. Foi mágico e as crianças adoraram. Continuem o vosso trabalho fantástico.", Jardim de Infância da Barosa Leiria

As histórias da mala...


O castelo assombrado

Teatro de fantoches.

a partir dos 3 anos

Autoria | Inês Fouto

 Um mágico que perde o seu chapéu, perde o seu ganha pão... o chapéu voa , voa para longe, lá para os lados do castelo. Dizem que nesse castelo vive uma bruxa, e o caminho cheio de sombras e sons estranhos, é mesmo assustador. Sem chapéu, não há pão. Sem vontade não há caminho. O que irá acontecer? Têm mesmo de vir ver!

E se o medo...?

Teatro de sombras.

a partir dos 3 anos

Autoria | Inês Fouto

Baseado na maravilhosa história de Pep Bruno e de Matteo Gubelli, A Casa da minha Avó. 

Quem não gosta de ir à casa da avó? Sempre cheia de segredos e mistérios por desvendar! Vamos contar esta história que nos fala do medo e da imaginação, e do que acontece quando nos enchemos de coragem e o enfrentamos! Vamos também aprender o que um corpo pode fazer na contra luz e iluminar o caminho cheio de sombras!

As filhoses da Avozinha

Teatro de fantoches.

a partir dos 3 anos

Autoria |Inês Fouto

Uma história de Natal que junta personagens que tão bem conhecemos: o lobo, a avozinha e o pai Natal, e claro as famosas filhoses da avozinha, que o lobo não vai ser capaz de resistir!

CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO:

A Oficina Mala de Cenas está disponível para digressão.

Está concebida para ser feita em qualquer espaço: bibliotecas, salas de aula, anfiteatros, museus, hospitais ou teatros. O seu carácter portátil dá-lhe essa possibilidade.

A Oficina Mala de Cenas está concebida para um máximo de 50 espectadores. Quando acompanhada pelo Atelier de Construção e Descoberta, o número de crianças não deverá ser superior a 25 e deverão estar acompanhadas pelas educadoras ou pais.

Reserva Online

Reserve a sua sessão com tempo. Confirmaremos a sua reserva via e-mail.