Breve história da CENAS

Inês Fouto formou-se como atriz na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2007. Em 2010 muda a sua residência para Ferreira do Zêzere e aí cria a Kruppa Associação Cultural onde desenvolveu o seu trabalho enquanto autora, formadora e encenadora com os jovens do concelho, e a comunidade envolvente, estando atribuído à associação o Cine Teatro de Ferreira do Zêzere para desenvolver esse percurso. Trabalha com o músico e compositor Brian Mackey no festival Zêzere Arts, onde encena jovens atores e participa também como narradora da ópera. Encena a peça de Gil Vicente "A Farsa de Inês Pereira", recria Shakespeare fundindo três peças do autor, escreve uma peça de teatro a partir do conto de Sophia de Mello Breyner "A Gata Borralheira", faz exposições, recitais convidando músicos, escreve e encena o teatro de rua "A feira de São Brás". Dedica-se à educação em teatro e em 2012 muda de residência para as Caldas da Rainha. Continua a trabalhar para a televisão e faz cinema. 

Em 2014, numa noite de solstício de verão, onde aliás de já se adivinhava uma revolução solar, surgiu a Cenas Teatro & Companhia. Em Dezembro de 2014 lança o seu primeiro projecto "Mala De Cenas" com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos. Desenvolve oficinas de teatro em espaços não convencionais (Museu Bernardo, Casa da Árvore) e na ESAD, faz criações na área da performance da música portuguesa, com o projeto "Fado e Tal", e "Contos Burlescos" integrando a poesia de Natália Correia com a poesia de Bocage. Em 2015 recupera um espaço de uma casa de fotografias antiga e aí se sedia e começa a desenvolver uma programação anual com oficinas de teatro (Curso Livre de Teatro para Adultos e o Clube do Teatro para crianças), oficinas criativas, oficinas do conto, atividades Artísticas para crianças nas férias, e criações, assim como ensaios. Em 2016 Inês Fouto e Mariana Calaça Baptista criam o protejo "Alter Egos de Bordallo Pinheiro" um teatro histórico itinerante, que não só dá a conhecer a história da cidade e o seu património, como apresenta personagens da época do artista em lugares em que o palco é a cidade. Ainda neste ano a convite do Centro Cultural das Caldas da Rainha cria o espetáculo "Senhora Borboleta" para o festival de verão Caldas Anima. O espetáculo vai a escolas bibliotecas e salas de teatro. A Mala de Cenas continua a viajar por bibliotecas e escolas e em 2016 inaugura o projecto educativo no Jardim de infância de Óbidos, dele resultam os fantoches das crianças, uma peça de teatro e um livro que é distribuído a todas as famílias. Continua a desenvolver parcerias com outras associações UIVO e LPN a criar histórias para a Mala de Cenas. A formação é um pilar importante criando novos públicos e estimulando o interesse pelo teatro (em adultos e crianças). A convite da associação conselho da cidade recria teatralmente o quadro "o Fado" de José Malhoa juntamente José Ramalho e Tiago da Neta. Em 2019 a cria com Osvaldo "Histórias com Chapéus" que com uma total economia de recursos investe na palavra, na música, no gesto e no silêncio. Com a ajuda e apoio dos amigos acabam por editar o livro "Histórias com Chapéus".

O teatro é uma das formas mais antigas de contar uma história. E as histórias são memórias do Mundo e da nossa identidade... então o teatro somos nós! 

 


Venha Visitar-nos

Estamos no coração das Caldas da Rainha

 

 

Os nossos serviços

Pare, escute e olhe...

Acreditamos no teatro e na arte como ferramenta social e promotora do crescimento e desenvolvimento pela aprendizagem. Por isso o teatro é transversal a todas as idades, potenciando o auto-conhecimento, a integração social e o desenvolvimento criativo. Fazer teatro é uma experiência maravilhosa, venha experimentar.


 

  • Espetáculos
  • Oficinas de Teatro * Clube do Teatro * Workshops
  • Visitas guiadas com Teatro
  • Oficinas do Conto Mala de Cenas
  • Animações Rua 
  • Business Cenas

Seja o primeiro a ler o que há de novo!

Cenas News